Livro: Por dentro do III Reich [Albert Speer]

Na semana em que a Alemanha celebrou a liberdade com os 20 anos da queda do Muro de Berlim, descobri uma raridade na minha pequena biblioteca. O livro 'Por dentro do III Reich' de Albert Speer, foi um dos braços direitos de Adolf Hitler.

Acho que peguei esse livro com meu pai, ainda nos tempos da faculdade de Relações Internacionais, em que estudar História, Política Internacional e tantos outros temas co-relacionados me tomavam horas de estudo. Algo que me chamou a atenção é ser a 2a edição, datada de 1975.

Particularmente sempre tive muito interessante pela história das Grandes Guerras e tive um professor durante o colegial que incentivou muito o prazer pela história. Ainda lembro que na nossa 'feira de ciências' do 3o ano eu e + uns 10 amigos (Tati, Flá, Caiasso, Meu, Max, Carol, Naira, Celeste, Davi, Clau, e + quem??) decidimos contar essa importante parte da história contemporânea. Muitas horas de leitura, de vídeo assistindo a Lista de Schindler para montar aquela peça que seria uma encenação do horror das guerras, da perseguição e suas consequências. Uma pena que não sabemos quem filmou nossas apresentações, mas foi uma das peças mais importantes que interpretei.

Esse ano tive a oportunidade de ir a Berlim e ver de perto parte do que aprendi durante meus estudos. Entender porquê tudo aquilo aconteceu é difícil, mas é tão fascinante ver a história de perto com tanta riqueza de informação, detalhes...

Agora vou cair de cabeça na leitura para depois dar mais detalhes do que mais aprendi com a visão de quem participou direta e ativamente de um dos momentos mais marcantes da nossa história.

Sobre Albert Speer:

Albert Speer, arquiteto e político alemão, expõe em "Por dentro do III Reich" sua vida como auxiliar direto de Hitler, que lhe valeu longo período na prisão.

Nascido em Mannheim, no dia 19 de março de 1905, Speer completou seus estudos na Escola Superior Técnica de Berlim, graduando-se em arquitetura.

Sua carreira política teve início em 1931, quando se filiou ao Partido Nacional-Socialista (nazista). Dois anos depois liderou, em Tempelhof, uma grande manifestação de apoio ao partido. Em reconhecimento, Hitler confiou-lhe a construção da nova sede da organização nazista, em Nuremberg.

Albert Speer teve uma rápida ascensão dentro do governo nazista. Em 1937, exerceu o cargo de inspetor-geral dos Edifícios, recebendo a incumbência de construir, em Berlim, a nova chancelaria (que foi destruída em 1945).

Durante a Segunda Guerra, foi nomeado ministro de Armas e Munições, em fevereiro de 1942. Nesta nova função, Speer promoveu a mobilização total da Alemanha, levando a produção bélica a um nível nunca antes alcançado.

Foi também o único nazista que aceitou inteiramente a responsabilidade pelos crimes de guerra de que foi acusado, durante o julgamento de Nuremberg. Diante das acusações de ter promovido a formação dos batalhões de operários-escravos e de ter colaborado com as SS, na montagem dos campos de concentração, Speer respondeu que, apesar de Hitler lhe ter ocultado muitas coisas, era sua obrigação saber o que estava acontecendo. "Foi por isso que assumi a responsabilidade por tudo o que aconteceu depois de 1942", declarou. Speer foi condenado, em 1946, a uma pena de vinte anos de prisão na penitenciária de Spandau.

Assim, é com a autoridade de um participante direto que Speer descreve, neste livro, toda a sua experiência no governo nazista. Sua exposição abrange desde o seu primeiro encontro com Hitler, em 1930, até suas últimas visitas ao bunker na chancelaria do Reich. Constitui, assim, um importante documento histórico, que apresenta várias revelações sobre os nazistas e uma série de flagrantes íntimos do III Reich.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

Teste: Qual é a cor do seu cérebro?

Cinema: Tropa de Elite 2