O monge e o executivo - Passagens

Faz um tempo o livro "O monge e o executivo" de James C. Hunter, que fala sobre a essência da liderança. Um livro leve e agradável para falar de postura, de atitudes, de comportamento para consigo e para com os outros. Não é somente para exercer a liderança no ambiente de trabalho. Acredito ter um perfil de liderança nato, sempre estou à frente de atividades nos meus círculos de amizade, mas percebo que às vezes não sei me comportar ainda adequadamente quando gerenciando pessoas e conflitos que o dia-a-dia me apresenta.

Separei alguns trechos do livro que achei interessante compartilhar. Mas acho que vale a pena lê-lo anyway.

Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. [p. 25]

Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. [p. 26]

Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa da sua influência pessoal. [p. 26]

Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir. [Jesus Cristo] [p. 57]

Não tenho necessariamente que gostar de meus jogadores e sócios, mas como líder devo amá-los. O amor é lealdade, o amor é trabalho de equipe, o amor respeita a dignidade e a individualidade. Esta é a força de qualquer organização. [Vince Lombardi] [p. 72]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]