Livro: A essência do budismo [Venerável Mestre Hsing Yün]

Continuando minhas leituras sobre o budismo, A essência do budismo aprofunda um pouco mais sobre os valores que formam a base desse caminho.

O livro divide-se em quatro capítulos, cada um abordando sobre uma das Quatro Nobres Verdades. São elas:

1. O sofrimento;
2. A origem do sofrimento;
3. A cessação do sofrimento;
4. O caminho que leva à cessação do sofrimento.

O sofrimento pode ter as mais diversas facetas e sua causa pode vir da desarmonia entre nós e as coisas, entre nós e os outros, com o nosso corpo, a nossa mente, nossos desejos, conceitos, a natureza.

O budismo é fundamentado na Lei da Causa e Efeito, o que vulgarmente o ditado popular resume "o que você faz aqui, você paga aqui". Não necessariamente nessa vida, mas de alguma forma essa conta será paga nessa, na próximas ou em outras vidas, até que você encontre a iluminação, cessando todo o sofrimento. O real significado do carma é "Cada um é responsável por suas próprias ações" [pág. 32].

Um claro exemplo da Lei da Causa e Efeito é o plantio de uma semente. Se o terreno for bom, for regada, receber sol suficiente, a temperatura for adequada germinará uma bela flor ou um fruto. Porém se o inverso ocorrer e houver escassez de uma terra fértil, de água, de sol e temperaturas agressivas essa semente não gerará frutos.

Independente da sua crença, é muito interessante ler sobre o budismo, pois sua filosofia é muito pragmática, um caminho a seguir sem adorações, centrando-se na prática do bem, o que não anula ter uma boa vida, com emprego, lazer e etc.

Em pleno século XXI precisamos abrir mais nossas mentes e buscar o novo. Não precisa segui-lo, mas aprender coisas novas sempre expandem nossos horizontes e possibilidades.


­

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]