Livro: O homem que sabia javanês e outros contos [Lima Barreto]

Esse livreto possui cinco contos de Lima Barreto, importante jornalista e escritor brasileiro. Apesar de ser uma leitora assídua nunca havia lido nada do autor.

Muito interessante a leitura, pois é uma viagem no tempo no Brasil dos fins século XIX e início do século XX: a cultura, a sociedade, os modos de trajar-se, fala e escrita. Bem diferente dos tempos atuais, de revisão da língua portuguesa, de tantos neologismos. É enriquecedor ler um clássico como este, pois também amplia o vocabulário.

O homem que sabia javanês conta a história de um homem que é um embuste, que se faz passar por professor de javanês sendo que nunca tinha tido contato com o idioma. Precisava de um emprego, viu o anúncio, foi até uma biblioteca e pesquisou sobre o país, o idioma e assim se fez crescer. Começou como professor e até virou diplomata.

Gostei também do conto da Nova Califórnia e me trouxe à memória uma novela da Globo, A Indomada, que tinha um alquimista Raimundo Flamel, a cidade de Tubiacanga. Muito interessante! Apesar que o conto é curtinho, mas certamente fiquei com vontade de ler mais história sobre a ganância do ser humano, que ao ser confrontado com a possibilidade de transformar ossos em ouro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]