Obrigada, São Paulo!

No dia que a cidade de São Paulo celebra 458 anos de vida, em 2012 eu completarei 19 anos de São Paulo. Sou carioca da gema, mas tão paulistana quanto... Claro que para mim, minha cidade ideal seria o mix do Rio com Sampa: a vida diurna do Rio com sua bela fotografia, praias, parques e pontos turísticos, com a vida noturna, gastronômica e de facilidades de uma cidade que não dorme como é São Paulo.

Como qualquer mudança e chegada no meio de ano escolar, com as "panelinhas" já formadas, a adaptação no início não foi fácil. Mas também não demorou muito e já estava enturmada, jogando na "seleção" da turma, rodeada de amigos. No início ia ao Rio pelo menos duas vezes por mês; com o passar dos anos as viagens foram ficando mais espassadas, mas sem nunca deixar de sentir saudades da família, amigos e da praia, esta última raramente vejo quando estou no Rio - o pouco tempo fica dedicado para família.

Carioca da gema não fala "Eu sou do Rio de Janeiro", simplesmente diz "Sou do Rio". Carioca da gema fala murango, fugão, tumate.

O paulistano da gema também tem suas peculiaridades como "entendeu" ao final de cada frase, "desencana, meu".

Adoro essa minha vida dupla, meio carioca, meio paulistana.

Assim como o Cristo Redentor, São Paulo abriu os braços para mim, me deu tantos amigos e oportunidades. Sou muito grata a São Paulo pela acolhida e agradeço por isso!

Cada vez mais me convenço que devemos ser gratos àqueles que nos ajudam, que nos colocam para cima e que nos dão em troca aquilo que você também faz por ela!

Para finalizar, gostaria de compartilhar um post do blog Cativeiro Imaginário. A autora carioca fala da sua mudança para São Paulo e a visão dos cariocas da sua "traição". Poxa, quantas brincadeiras aturei nesses anos que se passaram e a autora conseguiu contar, de forma muito bacana, essa dicotomia que nós, "traidores" vivemos quando deixamos a Cidade Maravilhosa. São Paulo também tem seu charme e é por isso que resisti esses 19 anos.

Obrigada, São Paulo! :)

­

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]