Livros: Alice no País das Maravilhas / Alice no País do Espelho [Lewis Carrol]

Na década de 70, a atual Editora Abril, lançou uma série chamada "Clássicos da Literatura Juvenil". Foram muitos títulos entre eles, Robin Hood, Aventuras de Huck, Dom Quixote, entre outros. Sei que herdei essa coleção e o meu livro de cabeceira, a infância e adolescência foi esse livro que está à sua esquerda. O mais bacana desse livro é que ele foi adaptado por Monteiro Lobato, um dos maiores escritores nacionais, criador do Sítio do Pica Pau Amarelo, outra riqueza da literatura infanto-juvenil.

Adorava Alice! Adorava ler e reler esse livro, ver o desenho da Disney. Adorei ver a versão "exótica" de Tim Burton. Já adulta comprei uma derivação do original, "Alice no País dos Enigmas", um divertido exercício de lógica tendo como pano de fundo os personagens de Lewis Carroll.

Lewis Carroll é o pseudônimo do matemático Charles Lutwidge Dodgson (1832-1898). Daí você se pergunta: como é que um matemático vira sucesso com um livro juvenil?

Talvez a imaginação, a pureza ou inocência infantil faça com tenhamos uma interpretação diferente de quando adultos. Eu havia guardado uma "memória" desse clássico que, relendo aos 31 anos, se tornou um pouco frustrante. Com olhos de adulta achei o livro viajante demais, sem nexo. Papo de maluco! Rs...

Há críticos que dizem que Lewis Carroll é complexo de ler. Mas tenho a impressão que somente para quem perdeu ou deixaou de lado um pouco daquela inocência infantil ou uma visão mais romântica da vida.

Talvez reler Alice faça realmente retomar um pouco dessa leveza de ser criança, sem o peso das responsabilidades e simplesmente fazer como Alice: sonhar! :)

­

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste: Qual é a cor do seu cérebro?

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

Cinema: Tropa de Elite 2