Carioca Essencial

Como boa carioca que sou, mas como digo aos amigos paulistanos "sou a carioca mais paulistana que eles conhecem", reproduzo abaixo texto de autor desconhecido sobre itens vividos por um carioca da gema! Achei interessante... Estou precisando reacender em mim o meu lado mais carioca depois de 13 anos longe da terrinhaaaa! Hehehehe...
-----

O Carioca Essencial tem que, pelo menos, já ter vivido os itens abaixo:

1) Tomar um cafezinho no balcão de um botequim. Sim

2) Ter uma história de assalto para contar. Sim, mas não comigo.

3) Orgulhar-se de ter sobrevivido a pelo menos dois dos itens abaixo:
a) A Guerra na Rocinha;
b) As enchentes de 1966, 1988 e 1996; Sim, lembro da tragédia das enchentes de 88, fazia pouco tempo que tínhamos nos mudado para o Grajaú e muitos prédios tiveram suas garagens inundadas, pra cruzar a rua um dia na volta da escola teve que ser feito corrente de pessoas pra não ser arrastada pela água...
c) O Rock-in-Rio I; Sim e o Rock in Rio II também (New Kids on the Block, Inimigos do Rei, Snap, Run DMC...)
d) O final da Copa do Mundo de 1950. Minha mãe nem tinha nascido ainda... rs...

4) Ir ao Maracanã Sim, apesar de não ter ido para ver o Flamengo jogar.

5) Combinar um programa sem a menor intenção de cumprir o combinado. Sim

6) Ver um show na Praia. Muitos... Lulu Santos, Maria Rita, Jorge Ben Jor, etc.

7) Passar horas na fila para comprar ingressos com antecedência para o Festival do Rio. Não me lembro desse festival, mas do Hollywood Rock, Brahma Bier Fest...

8) Esbarrar com uma celebridade e não dar a mínima para isso. Com certeza.

9) Fazer o pedido no Bar Lagoa sem precisar olhar o cardápio. Não conheço.

10) Conhecer alguém que esteve na final das eliminatórias da Copa do Mundo de 1970. Não, mas meu pai jogava futebol na rua com o Galinho de Quintino (Zico) quando eram moleques sem que ainda pensasse em ser famoso.

11) Matricular-se, pelo menos uma vez, numa academia de ginástica. Simmmm.

12) Aplaudir o pôr do sol no Posto 9. Com certeza vale a pena!

13) Subir a Pedra da Gávea. O dia que eu subir terei tomando coragem pra pular de asa delta.

14) Incorporar gírias da malandragem: "perdeu", "já é", "é nóis", "vaza!". "Podiscrê"

15) Ter uma praia (carioca adota uma praia e é fiel a ela). Barra, Posto 6

16) Garimpar no SAARA... Nunca fui, agora garimpei muito com minha avó lá em Madureira.

17) Adorar filé com fritas. Pode ser com purê??

18) "Dar a volta" no flanelinha.

19) Convidar para sua casa alguém que você acabou de conhecer...

20) Viver esbarrando em amigos e ex-amigos (o Rio é ou não é uma província?). O mundo é do tamanho de uma cereja.

21) Ter tomado um porre de batida inesquecível, no Oswaldo. Preciso saber onde fica esse Oswaldo! Hehehehe...

22) Ficar sabendo dos programas da noite, na praia. Ando por fora da night carioca faz tempo...

23) Comer cabrito no Capela. Cruzes!!!

24) Pedir chopp sem colarinho. Com certeza.

25) Orgulhar-se do Teatro Municipal. É lindo!

26) Se perder a caminho da Barra de Guaratiba. Saudades da casa da tia Neuza e das farras de infância com meus primos em Guaratiba, lembranças alegres sem fim.

27) Ter sua loja de sucos preferida.

28) Sonhar com o dia em que o metrô vai chegar à Barra da Tijuca.

29) Ir à praia mesmo com o mar poluído. Inclusive no dia 1/jan!! [rs]

30) Lembrar do tempo em que o Mate e o Limão eram vendidos na praia em galões de alumínio. E era muito bom, ainda mais com o "olha sanduíche natural, você come e não passa mal". [rs]

31) Já ter visto uma das capivaras da Lagoa. Jamais!!

32) Tomar sustos frequentes com a beleza do Rio. O Rio merece o título de Cidade Maravilhosa, apesar de todos os seus problemas, proporciona momentos inesquecíveis... O Corcovado, o pôr-do-sol na "serrinha" do Grumari...

33) Comer Pizza no balcão da Pizzaria Guanabara. Na minha época já foi Parmê.

34) Já ter tomado chopp e inesquecíveis belisquetes no Jobi.

35) Implicar com os Paulistas. Eles implicam mais com o meu sotaque do que eu com eles! [rs]

36) Invejar o vigor da vida cultural dos paulistas.

37) Ir a um ensaio de Escola de Samba. Salgueiro e Portela, as melhores!! Saudades dos ensaios às sextas-feiras...

38) Comprar Biscoito Globo no engarrafamento. Não há polvilho salgado melhor no mundo.

39) Ter certeza de que o Rio é a cidade mais linda do mundo, mesmo que não conheça nenhuma outra. A vista do Corcovado pra mim é a mais linda!

40) Abastecer a despensa numa loja de conveniência.

41) Ir à Feira de São Cristóvão. Tenho vontade de ir, comer uma boa carne de sol e queijo coalho.

42) Ter alguma coisa, qualquer coisa, comprada num camelô da Rua Sete de Setembro.

43) Saber que:
a) o Claro Hall se chama Metropolitan; Sim
b) a Rua Vinicius de Moraes se chama Montenegro; Não
c) Copacabana é Copa e Ipanema não é IPA; Sim
d) O Baixo Leblon não é perto da Melt;
e) O Circo Voador nunca mais será o mesmo;
f) Praia não é orla. Sim

44) Odiar:
a) dia de chuva; Sim
b) salas de cinema tradicionais divididas em salinhas menores;
c) cartaz de farmácia tampando a fachada de prédios antigos;
d) praia suja; Sim
e) cerveja quente; Sim
f) sinal fechado.

45) Reconhecer que os Jogos Pan-Americanos vão gerar empregos e dinheiro, mas no fundo não levar isso muito a sério.

46) Sentir o maior alívio quando o avião aterrissa de volta no Galeão ou no Santos Dumont, porque, APESAR DE TUDO (e, bota tudo nisso!) o RIO AINDA É O RIO! O resto é surfside...

Comentários

Anônimo disse…
Há quanto tempo não aparecia aqui, né???

Quando vier ao Rio, de carrego para o Bar Lagoa: famoso pela antipatia dos garçons, mas tem um sanduiche de filé com queijo sensacional! rs

Beijos!!!!

PS: Festa em SAmpa cancelada para mim; trabalho...vou mandar um e-mail para o povo todo.
PPS: Finalmente peguei seu msn!
É I`eu mesma =) disse…
Olá! Tudo bem? Estava "viajando" pelos blogs aqui na internet para pesquisar o que escrevem. Pois estou fazendo uma crõnica sobre o que os "blogueiros" escrevem e parei no seu. E vc postou um texto sobre os cariocas e falou q desconhecia o autor. Então, comento aqui para lhe ajudar.
O nome do texto é "Carioca Essencial", escrito por Jefferson Lessa.
Por sinal, bom texto escolhido e ótimo jogo que fez de responder os comentários q o autor fez sobre, nós, cariocas.
Espero ter ajudado. Vc me ajudou... vai ser mais um personagem com valor da minha crônica.

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]