Entrevista: De São Paulo a Dubai, veja o quanto o ‘marketing pode viajar [BBS - 2006]

Fazendo uma busca pela internet encontrei uma das entrevistas que dei para a BBS - Brazilian Business School, onde cursei o MBA Executivo em Marketing. Bons tempos esses de "andarilha" internacional, descobrindo o mundo e trazendo oportunidades de negócios para o Brasil.

A matéria foi escrita por Fabíola Mello, jornalista responsável pela área de Comunicação da BBS naquela época. Muito obrigada pela oportunidade!

Quer ver a matéria original, acesse o link.

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De São Paulo a Dubai, veja o quanto o ‘marketing pode viajar’


A aluna Tatiana Zanon descreve o desafio de ser RI e atuar em marketing ao mesmo tempo












25 anos. Destes, um ano completados em 11 de julho último como coordenadora de Relações Internacionais e Comércio Exterior da ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento.

A aluna Tatiana Zanon, que cumpre uma maratona de aula às quintas e aos sábados na BBS, é bem o exemplo de como as carreiras hoje estão se desdobrando e ganhando novos contornos, ampliando fronteiras não só geográficas, mas de como atuamos em nossos segmentos e profissões, e quanto teremos que ser flexíveis, seja aqui no Brasil ou em qualquer outro país.


O que é ser uma Coordenadora de Relações internacionais e Comércio Exterior
Os mais céticos dirão que é uma terminologia longa demais para dizer que estamos diante de um profissional de RI; mas a amplitude deste cargo vai desde uma gerência básica de negócios internacionais dentro de uma entidade ou empresa, até ações de marketing internacional.

“Acompanho negociações de acordos internacionais, mudanças na legislação, mantenho os associados informados de novas linhas de financiamento e outras ferramentas para serem mais competitivos, de redução de imposto de importação e os impactos disso para o setor.

Realizamos também estudos tarifários para exportação levantando informações com o envolvimento de toda a equipe; mas também viajo muito levar pequenas e médias empresas feiras internacionais e ver como anda o mercado e oportunidades para o setor em outros países”, descreve Tatiana, para em seguida nos contar como foi sua viagem a Dubai.

Marketing internacional na “Big Five”
“Começamos a estudar este novo mercado, em Dubai, pelo mercado potencial que é a porta de entrada para o comércio nos países árabes-maçulmanos, do Norte e Centro da África, bem como Índia e Paquistão. Foi importante para avaliar se tem receptividade ou não para os produtos que os associados pretendem exportar; fazer contatos com entidades estrangeiras, realizar estudos de mercado direcionados às empresas que fazem parte do Programa ABRAVA Exporta”, explica a aluna.

A associação para a qual a Tatiana trabalha faz parte dos projetos de promoção das exportações setoriais promovidas pela APEX Brasil. A viagem para Dubai serviu como ‘sondagem’ para a Feira Big Five; evento essencial para os grandes setores da construção civil e para duas empresas de refrigeração e aquecimento solar, em particular; associadas à ABRAVA.

“A estratégia para nossos associados, interessados nestes novos mercados, segue um certo processo; como determina uma ação em marketing internacional: primeiro escrevemos um novo projeto, incluindo os mercados-alvos e as principais feiras no exterior representativas para aquelas empresas. Uma outra ação, por exemplo, é a de trazer potenciais compradores desses mercados para os produtos brasileiros numa rodada de negócios. Mas, a participação em uma feira do setor vem primeiro, pois a grande ‘vitrine’ para uma empresa brasileira aparecer lá fora”.

Então, Tatiana ficou 4 dias neste emirado que é um dos sete que compõem os Emirados Árabes Unidos. De 17 a 20 de junho num trabalho de campo; com o apoio da APEX e da Câmara Árabe Brasileira, que juntos apresentaram entidades e empresas ao mercado da região, aos chamados “decision makers” e aos investidores.

A aluna conta que a ‘missão’ foi visitar de lojas de equipamentos de ar condicionado até as agências de publicidade que irão cuidar da campanhan de divulgação do pavilhão brasileiro e das empresas brasileiras na Big Five.

“Com as agências fechamos as campanhas publicitárias os os hot sites e serviço de marketing direto. Essa questão da construção e do meio ambiente é importante para a cultura aqui em Dubai, já começam a construir edifícios verdes, prédios ecologicamente corretos que baseiam a geração de energia a partir do sol”.

Depois da feira, Tatiana seguirá ainda em missão empresarial a 2 ou 3 países na região do Oriente Médio para verificar, em conjunto com os programas da Apex, o potencial destes outros mercados.

Algumas peculiaridades
A aluna achou os costumes bem formais por lá nas relações de negócios, mesmo com muitos turistas e uma quantidade grande de europeus. Por exemplo, as mulheres não podem olhar nos olhos dos homens numa mesa de negociação. Também não se deve cruzar as pernas mostrando a sola do sapato, pois isso é sinal de desrespeito. Mas presenciou cenas como lojas cheias de burcas de um lado e de outro lojas de biquínis brasileiros.

+links: BBS - Brazilian Business School

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