Livro: Guia dos Arquivos Americanos sobre o Brasil [Paulo Roberto de Almeida...]

Já imaginou ter seu nome citado num livro? Posso dizer que eu consegui esse feito.

Tive a honra de ser uma das colaboradoras como pesquisadora e revisora do Guia dos Arquivos Americanos sobre o Brasil, sob a supervisão do então Ministro Conselheiro Paulo Roberto de Almeida, meu tutor acadêmico e profissional durante meu internship na Embaixada do Brasil em Washington DC, em 2002. O Guia também contou com a organização do Embaixador Rubens Barbosa e do historiador Francisco Rogido Fins.

Esse projeto contou com muitas mãos, como as minhas, pesquisando no Nara (National Archives), órgãos governamentais como CIA e bibliotecas americanas documentos que tratassem das relações entre os Estados Unidos e o Brasil. Documentos públicos, outros nem tanto... Havia discussões sobre a liberação, pelo governo americano, de documentos sobre o período da ditadura militar na expectativa que algumas das suspeitas sobre sua influência em delicado momento da política brasileira fossem elucidadas. Enfim, esse Guia tinha por objetivo orientar também pesquisadores brasileiros e brasilianistas sobre as relações entre os dois países nos seus estudos, onde buscar fontes de informação sobre as relações diplomáticas dessas nações.

Fui uma das últimas mãos a juntar-se ao projeto e tive como missão revisar e formatar a versão final do Guia. Como recordação trouxe um draft na mala, que passados 8 anos deve ter sofrido ainda muitas mudanças e acréscimos para chegar agora às livrarias, distribuído pela FUNAG - Fundação Alexandre de Gusmão. E eu vou garantir meu exemplar como recordação de dias muito alegres e de dedicação.

Esse estágio foi uma das mais importantes experiências que passei na vida. Recém-formada, ainda insegura sobre os caminhos a seguir, a vida pública ou a corporativa, recebi o convite do PRA para fazer tal estágio não-remunerado. A vivência, as pessoas que conheci e as amizades que conquistei serão para toda a vida. Isso sem contar que Washington, DC é uma cidade fantástica, linda... Passear pelo Mall, a Casa Branca, os museus do Smithsonian, o Duppont Circle e suas galerias de arte. Isso sem falar nos happy hours no Levantes (minha despedida de DC) ou no barzinho que a galera da OEA sempre se encontrava (e agora me fugiu o nome); as baladinhas na 18th ou Adams Morgan... e ainda tive a emoção do franco atirador que alvejou fatalmente umas 11 pessoas nos arredores de DC. Emoção pura! Mesmo asssim só tenho lembranças muito boas... I miss DC!!

+links: FUNAG - Guia dos Arquivos Americanos sobre o Brasil
+links: Diplomatizzanon - Alguns trabalhos mais recentes [Paulo Roberto de Almeida]

Comentários

Leo Teles disse…
Muito legal, meus parabens :-)
tatizanon disse…
Super obrigada, realmente pra mim é um orgulho ter participado desse trabalho.

Bjos! :)
MM disse…
Muito bom! É o tipo de coisa/conquista que ninguém tira de você. Depois quero ver.
tatizanon disse…
Sim, ninguém tira e nessas horas me pergunta "o que é que estou fazendo aqui?", da série de dúvidas existenciais da terça-feira. Hahahaha...

Sim, sim, quando chegar eu mostro. :)

Bjs!

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]