Dica de Viagem: Mangue Seco [Bahia]

O Sergipe é o menor estado brasileiro. É muito fácil e rápido sair de lá e chegar à Bahia. Mangue Seco fica na Bahia, saindo de Aracaju não leva mais de 1 hora (ainda tem um curto trajeto de barco para chegar à vila de Mangue Seco). A travessia de barco é feita pelo rio Real. Se quiser ir a Salvador são apenas 3 horas de viagem pela Linha Verde.

Romeu & Julieta [Mangue Seco, BA]
Mangue Seco foi o cenário da novela Tieta, homônimo à personagem principal desse enredo de Jorge Amado, protagonizado por Betty Faria. Suas dunas foram eternizadas na abertura da novela e durante toda a novela. Uma pequena vila de pescadores com pouco mais de 200 habitantes, não tem ruas asfaltadas, simplicidade pura e muita beleza natural.

O nome real desse vilarejo é Santa Cruz da Bela Vista, mas o popular mangue seco veio do fato de, no meio das dunas existia um manguezal (característico dessa região) que um dia secou e ficou ali, "perdido" no meio do areal. Mesmo sendo uma APA - Área de Proteção Ambiental, dizem os locais que daqui a uns anos Mangue Seco deixará de existir em razão do movimento das dunas e do avanço do mar.

Do "porto" de chegada até à praia (cerca de 1,5km) pegamos um bugre (R$ 70/ida-e-volta) que faz duas paradinhas rápidas, uma no mangue seco, e outra onde os 2 coqueiros da foto acima, chamados de Romeu e Julieta, estão ali isolados no meio do nada. Para os mais aventureiros é possível ainda pagar por passeios adicionais de bugre pelas dunas ou mesmo pegar um triciclo na praia. Para quem só quer curtir uma praia, pegue sua mesa e aproveite a rede para descansar enquanto toma uma cervejinha bem gelada e come um peixe fresco. :)

Mangue Seco é muito bonito e deve ser conhecido, porém o custo geral do passeio + alimentação saiu muito caro para o que entrega. Atenção ao preço da comida nas barracas da praia. Infelizmente essa não foi só a minha percepção, mas de outros turistas que como nós se impressionaram com os gastos "extras". Comparando com Canindé de São Francisco (8h de viagem + 3h de passeio) o custo saiu beeeeem inferior. Mais detalhes sobre esse belo passeio ao sertão sergipano num próximo post.



+links: Nozestur - Mangue Seco
+photos: Mangue Seco, Bahia

Comentários

MM disse…
Rsrs... reparou a careta que eu faço para tirar photos? Meu professor achava que eu estava com dor de barriga..rsrs
tatizanon disse…
Acho que você não curte muito fotos... rs
Unknown disse…
Bahia tem umas praias preciosas, nós estivemos em nossa lua-de-mel. A beleza de seu mar nós cativou por completo, a calidez de seu sol e seu cativante ocasos.Não custa bastante a reservar e se pode fazer online. Os hotéis são formosos,confortável e eles têm bonitas vistas do oceano, Eu devo dizer. Certamente, Brasil é o paraíso na Terra.Fogo-de-vistas, o mar, o céu durante os ocasos oram uma lua-de-mel sonhada.
Madison Compton - Reserva Hoteis Brasil - Brasil Passeios
tatizanon disse…
Oi Madison, a Bahia é realmente muito linda, assim como outros estados do Nordeste: Ceará, Alagoas, Sergipe, Maranhão, Rio Grande do Norte... :)

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

Teste: Qual é a cor do seu cérebro?