Livro x eBook

Sou uma fã inveterada dos livros. Adoro olhar minha pequena biblioteca, de comprar novos livros, folhear, passar noites presa à leitura dos suspenses...

Sou uma pessoa cinestésica, tenho a necessidade do toque do papel, do virar a página, do peso do livro. Porém, no Brasil temos um problema sério sobre eles: preço muito alto, nada popular, para um país que precisa incentivar a leitura. Os impostos sobre os livros deveria ser zero se queremos tornar um país de leitores.

E os tablets? Tudo começou com o Kindle, leitor de eBooks da Amazon. Depois veio o iPad, a sensação do momento como meio de entretenimento. E também de leitura: baixe seus livros e monte sua estante virtual. Já há uma infinidade de livros gratuitos disponíveis na web, mas também pode comprá-los pelo iTunes, Amazon, Submarino, entre outros.

Quando começou essa onda de eBooks me interessei muito pela ideia, pois gosto muito de ler. Mas ainda era resistente de ler na tela do computador, pois mesmo com um notebook não é muito confortável, seja por ter de ficar sobre o colo, a luminosidade da tela, não ter a sensação de segurá-lo ou virar as páginas. Não sei. Me pergunto se em breve não serei "mordida pelo bichinho" e passarei a adotar um tablet como meio de leitura. O iPad é leve, prático de carregar e ainda permite outros meios de entretenimento como conexão a internet, acesso a e-mail, joguinhos e etc. Consigo unir o útil ao agradável.

Recentemente li uma reportagem da Veja na qual se questionava se haverá mudanças no cérebro com a leitura digital. Segundo estudiosos, "a distração é o principal obstáculo à leitura digital", além também de "a leitura em uma tela exige maior esforço por parte do usuário". Talvez aumente o número de usuários de óculos para descanso da vista. Pode ser que a leitura digital se torne mais superficial, menos analítica. Pessoalmente eu concordo em parte com esse último argumento. Utilizo o Google Reader como feeder de notícias e, na sua grande maioria, só passo o olho no título ou no pequeno resumo da matéria e já pulo pra próxima.

Como tudo na vida, o tablets terão ônus e bônus. Acredito que vai estimular a leitura, mais pessoas poderão ler e mais barato, porém como toda tecnologia devemos evitar ficar viciados e plugados nisso o tempo todo. Hoje já não conseguimos trabalhar sem um computador, redes sociais nos mantém conectados a centenas de pessoas, mas não podemos deixar de lado que a matéria, coisas palpáveis, e também pessoas são fundamentais.

Acho bonito ter uma biblioteca, os livros ali dispostos, ao lado um do outro, dando um colorido diferente ao ambiente. Até por uma questão de necessidade vou aderir à essa nova tecnologia, mas não vou abandonar ao bom e velho livro de papel.

­

Comentários

Alcb disse…
Concordo com você em não só viver na vida digital, já fiquei um pouco viciado e quando percebi, foi difícil "desconectar" hoje tenho um pouco mais de controle. Um dia dei uma saida com minha irmã, para concertar meu PC, e ao esperar o conserto ser concluido minha irmã me cahmou a visitar uma livraria próxima, realmente me senti em outro mundo, com todos aqueles livros organizados por tópicos, eu senti uma grande vontade de ler de tudo um pouco, foi muito legal este contato com o físico, recomendo a todos que comprem um livro.

Parabéns pela postagem - meu blog é - ocastelobranco.blogspot.com - bibliabasicadoevangelho.blogspot.com
tatizanon disse…
Ler é sempre muito bom, não importa o meio, mas ainda assim adoro ir a livrarias, folhear, ler um trechinho pra ver se "dá liga". Cada um à sua maneira! :)

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]