Maestro João Carlos Martins
Se você acha que tem (ou teve) problemas, que a vida tem sido cruel com você, que Deus lhe abandonou... Devemos olhar para o lado e ver que nem sempre a grama do vizinho é mais verde que a sua.
Essa foi a conclusão após ouvir o bem-humorado, simples e brilhante maestro João Carlos Martins contar os reveses de sua vida. Mas como ele mesmo disse 'nem tudo na vida são tristezas'.
Um rapaz que apaixonou-se pelo piano aos 8 anos, dedicou-se à música, mas acidentes 'bobos' como uma queda numa partida de futebol e um assalto que fora agredido com uma barra de ferro na cabeça comprometeram os movimentos de suas mãos. Chegou a ser empresário de Eder Jofre quando recuperou o título mundial ao Brasil aos 37 anos. Hoje mantém apenas os movimentos de 3 dedos e ainda assim toca o seu piano brilhantemente e com a feliz habilidade de nos emocionar com o Hino Nacional na forma mais bonita que já vi ser reproduzido. Transformou sua dor em amor: dedicou-se à regência e passou a ensinar e revelar talentos da música nacional. Fez do clássico o popular. Sua música emociona, suas palavras encantam...
O trabalho é feito com a disciplina de um atleta e a alma de um poeta.
[João Carlos Martins]
+links: Maestro João Carlos Martins
+links: Fundação Bachiana
Comentários