Gong Xi Fa Cai! [Desejos de Prosperidade!] & Sun Nin Fy Lok! [Feliz Ano Novo!]

Meu interesse pelo Budismo vem se tornando maior a cada dia passa, apesar de ainda me sentir confusa sobre sua história milenar, suas escolas, etc., mas não tenho dúvidas quanto aos ensinamentos de Buda e o que eles significam: a tolerância, o pacifismo e a equanimidade.

Hoje foi celebrado no Templo Zu Lai o início do Ano Novo Chinês [oficialmente iniciado no dia 09], que este ano será regido pelo Galo. Diferentemente do nosso calendário católico, a data do Ano Novo Chinês depende da primeira lua cheia do ano [ou seja, segue o calendário lunar] e os festejos seguem por até duas semanas.

Pra variar não cheguei no Zu Lai cedo [às 10 am] para participar da cerimônia [como se fosse a missa para os católicos]. A cerimônia dura pelo menos 2 horas e em todo momento são "cantados" mantras em chinês, forma de oração dos budistas [pelo menos foi o que eu entendi né], e alguns outros rituais fazem parte da cerimônia. Cheguei já próximo do fim, mas pude participar um pouco e até mesmo receber a "benção" da Mestra Serenidade para este novo ano, Ano do Galo, que se iniciou. De dentro da Sala do Grande Herói, onde são celebradas as cerimônias e se encontra uma enorme e belíssima imagem de Buda, ainda recebemos os leões chineses, os guardiões do templo, numa apresentação marcada por tambores, cores e folclore chinês. Da Sala do Grande Herói, os "leões" seguiram para o pátio para finalizar sua apresentação.

Depois disso fomos convidados a nos dirigir para o refeitório, onde é servido comida vegetariana chinesa. Nesse momento, eu preferi me dirigir ao meu cantinho de meditação e comer uma bolachinha. Hehehehe... Às 2 pm começaram apresentações de cunho cultural chinês, como a do Dragão Chinês [aqui feita por alunos de Kung Fu do Zu Lai]. Também houve apresentação de dança chinesa e brasileira dos Filhos de Buda, grupo de crianças carentes da região de Cotia que são amparadas pelo Templo Zu Lai com aulas de dança, música, futebol, tai chi chuan, kung fu, capoeira, entre outros. Emocionante! Também teve apresentação de senhoras chinesas com dança típica e de alunos de Kung Fu. Uma festa muito bonita e de muita paz! Sun Nin Fy Lok!

+fotos: http://tatizanonontrip.shutterfly.com/mytravels/5489


Flor de Lótus [Símbolo da Pureza]

Comentários

Anônimo disse…
Legal! Chegou correndo e ainda pegou a benção pra esse ano? Que sorte! hehehe.

Poxa, fiquei muito triste de não poder ter ido. Mas isso serve de lição para mim, certamente. Então no final de tudo não posso ficar tão triste.

Beijões.

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]