Aproveite o feriado e leia (é de graça!!)

Imagem by Ziraldo
No dia 29 de outubro comemorou-se o Dia Nacional do Livro. Com certeza o interesse do brasileiro pela leitura aumentou nos últimos anos, mas ainda não é uma paixão nacional. O acesso aos livros ainda não é tão democrático, não apenas pela falta de bibliotecas de qualidade em comunidades carentes, mas também pelo custo. Não é barato ler no Brasil.

Já foi apresentado projeto de lei que isentasse de impostos a compra de livros, mas o governo nunca aprovou. Um povo educado, com cultura pode ser a derrota de muitos governos.

Passado o desabafo como cidadã, a internet e o advento dos livros digitais tem facilitado o acesso a leitura. Muitas instituições sérias tem disponibilizado diversos títulos em formato digital gratuitamente por serem de domínio público.

Aqui vai mais um desabafo cidadão: sou contra a pirataria seja ela de qualquer espécime. Concordo que a "taxa otário" no Brasil nos obriga a pagar um alto preço no produto final devido aos impostos em cascata que a legislação tributária nacional nos impõe. Porém não significa que também devo lesar o trabalho daquele que se dedicou para fazê-lo. Compro CDs, DVDs, livros originais. Tenho orgulho de dizer isso.

Let's get back! Rs...

O site Universia aproveitou o Dia Nacional do Livro e fez uma compilação de mais de 1.000 livros gratuitos que estão disponíveis na rede. Separou-os em categorias para facilitar a busca do leitor, de acordo com suas preferências literárias. Há para todos os gostos: literatura portuguesa, brasileira, inglesa, francesa... Tem até uma lista dos livros lidos pelo Tufão (personagem da novela Avenida Brasil), entre eles Madame Bovary e Memórias Póstumas de Brás Cubas

Há uma outra lista chamada 39 livros que você precisa ler antes de morrer segundo os leitores e eu descobri que eu só li 5 dos livros listados. Ou seja, ainda tenho muito trabalho pela frente.

É isso, pessoal, aproveite o feriado prolongado e vamos ler! :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]