Livro: A perspectiva budista sobre causa e condição [Mestre Hsing Yün]

Mais um livreto da série publicada pelo Templo Zu Lai e a BLIA - Associação Internacional Luz de Buda, "A perspectiva budista sobre causa e condição" apresenta mais no detalhe um dos pilares da filosofia budista, a lei de causa e condição, as interações e os relacionamentos humanos.

A melhor forma de compartilhar um pouco desse aprendizado é tomar algumas citações do livro.

"Se pudermos viver de acordo com essa verdade [...]. Seremos capazes, então, de abandonar todas as dores e ansiedades, que estão associadas a essa existência terrena imperfeita." (pág. 10)

"O bem gera bençãos; o mal será castigado. Não é que não haja efeitos para nossos atos; é apenas uma questão de tempo." (pág. 13)

"Devemos aprender a ser humildes e compreensivos com os relacionamentos que mantemos com as outras pessoas. A arrogância inviabiliza as melhores causas e condições." (pág. 17)

"Os acontecimentos podem ir e vir, as pessoas podem se encontrar e partir; embora pareça por acaso, há um significado em todas as reviravoltas dos acontecimentos." (pág. 24-25)

"Diante de nossos olhos estão pessoas
Ligadas a nós por condições;
À medida que nos encontramos e nos ajudamos uns aos outros,
Como podemos não nos encher de alegria?
O mundo está cheio 
De problemas difíceis e insuportáveis;
À medida que colhemos o que semeamos,
Por que não abrir nossas mentes e sermos magnânimos?" (pág. 27)

"Um dos maiores tesouros da vida é "cultivas condições favoráveis". Construir boas condições é particularmente essencial para a felicidade da pessoa e para o bem-estar do público em geral." (pág. 41)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

Teste: Qual é a cor do seu cérebro?