Seja jovem [Marcus Aurelius]

A juventude não é um período da vida, mas sim um estado de espírito; é uma expressão da vontade, do poder da imaginação e da intensidade do sentimento. Representa a vitória da coragem sobre a covardia, do espírito de aventura sobre as tentações de indolência.

Nós não envelhecemos porque vivemos um certo número de anos, mas sim porque desistimos de nossos ideais. O passar dos anos nos induz a abandonarmos nossos mais altos ideais, mas nosso espírito renova o ânimo. Preconceitos, dúvidas, medos e desesperanças são inimigos que gradualmente nos levam ao chão, e nos transformam em poeira antes mesmo de nossa morte.

Ele é jovem, aquele que ainda pode se surpreender e se entusiasmar. Aquele que ainda, como uma criança sedenta de conhecimento, pergunta: "E então?". Aquele que aceita desafios e diverte-se com o jogo da vida.

Você é jovem tanto quanto tenha fé. É velho tanto quanto tenha dúvidas. Tão jovem tanto quanto sua autoconfiança. É jovem como sua esperança e é velho como sua depressão.

Você permanecerá jovem tanto quanto estiver pronto para enfrentar os desafios remanescentes, receptivo ao belo, ao bom e ao grande; receptivo à mensagem da Natureza, à amizade, ao mistério. Se o seu coração tornar-se um dia corroído pelo pessimismo, tragado pelo cinismo, então Deus tenha pena de sua alma - a alma de um velho homem.

[Marcus Aurelius]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

Teste: Qual é a cor do seu cérebro?