sábado, 3 de novembro de 2012

Livro: A esperança [Suzanne Collins]

De fato não podia esperar do terceiro livro da trilogia Jogos Vorazes, considerando que o segundo livro "Em chamas" achei mediano.

Katniss foi "abduzida" da arena do Massacre Quaternário para o Distrito 13, o distrito rebelde que ficou nas trevas de Panem desde os Anos Escuros. Como num bunker o povo do 13 e os refugiados do agora destruído Distrito 12 vivem enterrados debaixo da terra. Uma máquina de guerra preparada para enfrentar a Capital. Katniss é o símbolo dessa rebelião, ela é o Tordo. Porém seu resgate não deu completamente certo: Peeta é sequestrado pela Capital quando a arena explode.

A Esperança se desenrola no resgate de Peeta, a ânsia do Distrito 13 em consolidar os rebeldes de todos os distritos de Panem para derrubar a Capital, e, claro, a morte do presidente Snow.

Literalmente nessa trilogia a esperança é a última que morre. Depois de tantas mortes, atrocidades, um governo tirano e um grupo rebelde, no fim eles viveram felizes para sempre. Ou seja, há sempre uma luz no fim do túnel, mas mesmo assim os últimos episódios desse livro não deixam de ter uma tragédia.

É um romance juvenil. Acredito que o fim agrada àqueles que torcem pela mocinha no final, mas diria que foi um final clichê. Para quem está acostumada a ler bons livros de suspense, mistério e crimes, alguns acontecimentos foram previsíveis.


Postar um comentário