Como formar um líder [by Rudolph Giuliani]

Ontem tive a oportunidade de, juntamente com minha mãe, assistir à palestra especial de abertura do HSM Management 2009, com Rudolph Giuliani, ex-prefeito de NYC.

Convidado para falar sobre liderança e baseado, em muito, na sua experiência como prefeito de NYC, Giuliani afirma que não necessariamente se nasce líder, mas se constrói um líder. Dentre os princípios básicos para a construção de um líder temos:

1. Read
Um llíder deve ler. O conhecimento é a base para a formação de qualquer pessoa, é o que lhe dará substância, meios e informação para tomada de decisão.

2. Listen
Ouvir a voz da experiência, um tanto clichê, mas faz todo sentido na visão de Giuliani. A experiência dos outros pode ser, ao menos, um benchmark, para soluções que precisa encontrar, novas ideias são sempre bem-vindas.

3. Debate
Trocar ideia, debater assuntos é importante também para conhecer outras opiniões e visões, pois isso complementa e enriquece o conhecimento.

4. Write
Escrever para mim é fundamental, ajuda a organizar o pensamento. Pode ser também algo mais simples, como uma simples lista de prós e contras podem ajudar a tomar uma decisão.

5. Think
Tenha tempo para pensar. Às vezes há situações de crise em que não há tempo para pensar. Assim, o líder já deve estar preparado para situações como esta e tomar a melhor decisão no espaço de tempo que há disponível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]