Generosidade

Hoje aprendi o sentido da palavra generosidade.

No fim do dia desaba um temporal na cidade. Tudo pára. Pego um táxi na Av. Rio Branco com a ajuda do Fernando, assistente da filial, que ia até a Central. Dou uma carona no táxi, pois teria que passar por ali anyway. Para fazer um quadrado e chegar na Presidente Vargas levamos 30 minutos.

Uma coincidência: Fernando morou na mesma vila que minha amiga Layla no Grajaú. Ô mundinho de ervilha!!

Da Central segui viagem só com o taxista, um senhor, muito simpático, agradável. Nossa viagem ainda levou mais 1 hora. O trânsito, um caos... Por várias vezes coloquei o celular no bolso do vestido e caiu. Ainda falei para ele: 'vou segurar esse celular na mão senão vou acabar esquecendo no carro'. Parece que foi pressentimento. Chegamos no prédio, coloquei a bolsa, depois a mochila, paguei e fui embora. Logo que chego em casa dou falta do celular, procuro, reviro a bolsa, pego o cel da minha mãe e ligo e nada. Não ouço tocar.

Entrei em desespero já imaginando que não veria mais a cor do meu celular que ainda estou pagando, faltam 5 prestações (como diria Caco Antibes 'pobre é uma merda'... rs), além dos contatos, dados que tenho salvo no cel e que não estão sincronizados com o computador (hora de fazer inclusive!!). Fiquei nervosa, estressada... Comecei a ligar seguidamente para o celular. Imaginei que talvez não ouvisse porque a música é facilmente confundida com qualquer coisa tocando no rádio. Depois de 9 tentativas, o taxista atendeu. Muito gentilmente ele já estava voltando quando se deu conta que eu havia esquecido o celular no carro, reconfirmou o endereço e eu fui aguardá-lo na portaria.

Foi de extrema boa vontade que o sr. João. Cheguei a oferecer um valor a mais pela corrida, por ter voltado até em casa e ele não aceitou. Disse que se sentiria ofendido. Agradeci muitas vezes sua generosidade em tempos que as pessoas olham muito para si, querem tirar vantagem de tudo, hoje encontrei uma pessoa que me devolveu algo sem exigir nada em troca. Talvez sua recompensa tenha sido meu sorriso, minha gratidão. Já me senti tantas vezes recompensada por tido sorridos de volta...

O mundo ainda tem solução. Ainda há pessoas boas, dispostas a ajudar e a fazer o bem.

Obrigada sr. João por ainda me fazer crer que é possível existir um mundo um pouco mais humano. :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]