Photo: Indian girl holds a small alligator [Manaus, Amazonas]


Indian girls holds a small alligator
Upload feito originalmente por tatizanon
Quando estive em Manaus em 2006 pude fazer o passeio do encontro das águas do rio Amazonas com o Solimões. Só vi uma pontinha do que é a Amazônia e fiquei muito impressionada com sua grandiosidade, mas ao mesmo tempo com a degradação, a pobreza e a incerteza do futuro.

Essa foto me marcou por diversos motivos:

(i) a pobreza em que vivem as famílias ribeirinhas do rio Amazonas;

(ii) as crianças e/ou famílias se aproveitam da curiosidade dos turistas e gringos levando animais selvagens como esse jacaré do papo amarelo em canoas para demonstração. Me lembro que os gringos que estavam conosco no barco ficaram um tanto consternados porque não deixa de ser um cárcere aos animais, veja no detalhe, há uma corda amarrada ao jacaré pra ele não fugir...

(iii) da curiosidade as famílias pedem dinheiro e acredito que esse seja o principal meio de sobrevivência dessas pessoas que tem suas casas sobre as águas do rio, volúveis às cheias ou às baixas, o meio de transporte é a canoa, não há ruas, hospitais ou qualquer infra nas redondezas que não sejam palafitas suspensas.

Quando vejo as discussões do clima que não avançaram em Copenhagen há muito que nem está sendo levado em conta. A degradação vem também da falta de recursos, no desespero da sobrevivência e no descaso do poder público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]