Segurança x Liberdade: a escolha é sua

A maioria de nós gostaria de acreditar que podemos ter a segurança e a liberdade. Mas, estes são dois valores opostos. Meu pai rico disse, "liberdade e segurança não são os mesmos ideais. De fato, em muitos aspectos, a liberdade e a segurança são exatamente opostos. As pessoas que têm mais segurança são as pessoas na prisão. Presos têm menos liberdade e maior segurança. Na prisão não precisam preocupar-se com moradia, alimentação, recreação, planos de saúde ou educação para si mesmos. Eles têm um monte de segurança, mas ao preço de sua liberdade."

Uma das vantagens de viver em uma sociedade livre é a liberdade para fazer escolhas. Existem duas grandes escolhas de acordo com meu pai rico: a escolha pela liberdade e a escolha pela segurança. Ambas as escolhas têm atrativos, ambas têm pontos fortes e fracos, e ambas vêm com um preço. Se você escolher a liberdade, o preço é pago antecipadamente, no início de sua vida. Se você optar por segurança, você paga um preço enorme na forma de impostos excessivos e juros. Frequentemente, o preço é pago mais tarde durante sua vida.

Veja a falência da Enron, por exemplo, uma das maiores corporações do mundo. O preço que os trabalhadores que buscavam segurança pagaram, por sua lealdade, por seu empenho, é muito alto: eles perderam seus empregos e seus planos de aposentadoria. Infelizmente, muitos estão pagando este preço, no final dos seus anos de trabalho, simplesmente quando as suas opções diminuem por causa da idade ou da saúde.

Hoje, muitos funcionários estão aprendendo que os seus empregos não são seguros e nem tampouco seus planos de aposentadoria/previdência. Nos próximos anos, milhões de pessoas poderão descobrir que suas ações e fundos mútuos não eram tão seguras quanto elas pensavam, forçando-as à um padrão do seu nível de vida inferior ao que seus pais desfrutaram. Com as perspectivas de redução pairando sobre suas cabeças, alguns têm tomado a iniciativa de iniciar seus próprios negócios. Você deveria ser um deles?

Meu pai rico disse: "Em algum ponto ao longo do caminho, as pessoas tornaram-se mais ávidas por segurança e pagaram o preço através da venda das suas liberdades. Você deve ter notado que hoje, as escolas focam principalmente, na estabilidade no emprego, em vez de liberdade financeira. O problema é que a maioria das pessoas não sabe que o custo dessa segurança é a
sua liberdade." Ele continuou a dizer: "Se você escolher a segurança, alguém está sempre lhe dizendo a que horas trabalhar, o quanto produzir, e até o horário do seu almoço. Esse é o preço da segurança."

Liberdade significa ter mais opções, não segurança. Você tem uma escolha: ser pobre, classe média ou rico. Se você optar por ser rico, então você precisa aprender todo um novo jogo. Mas isso requer uma mentalidade diferente e inteligência financeira. Você será livre para trabalhar ou não trabalhar. Seu conhecimento vai trazer-lhe a liberdade do trabalho porque você aprenderá
como fazer seu dinheiro trabalhar para você. A escolha é sua.

Copyright © 2005 by Robert Kiyosaki Todos os direitos reservados. All rights reserved.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]