Dale España :)


Mesmo tendo torcido pela Holanda, a Espanha venceu essa final merecidamente. Pela primeira vez campeã mundial não deixa de ser um reconhecimento pela sua gestão do futebol, do investimento e da crença que era possível.

A Holanda fez um jogo tão bruto, que praticamente só o goleiro holandês não levou cartão amarelo.

O que eu acho digno por parte da Holanda é, acima de tudo, respeitar o adversário e saber perder. O respeito ao adversário veio em todas as camisas, em cada jogo da fase do mata-mata. Abaixo do escudo da seleção holandesa vinha bordado a bandeira da Holanda e a bandeira do time adversário. Isso é fairplay, isso é respeito ao esporte e aquilo a que se propõe. A Holanda é reconhecida mundialmente como um dos ou provavelmente o país mais aberto do mundo: o primeiro país a aceitar o casamento de homossexuais, a discriminalização do uso de drogas para usuários, o sexo... Sobre saber perder, mesmo ali derrotados, pela terceira vez vice-campeã, a seleção holandesa e toda a equipe técnica aguardou os espanhóis e formou um corredor para cumprimentar aos mais novos campeões do mundo.

O que alguns não entendem, seja pela ignorância do esporte, do espírito esportivo, ou seja por qualquer outro motivo, o esporte é saber ganhar e saber perder, mas também saber reconhecer aquele que atuou melhor mesmo que não tenha sido o seu time de coração, o país que você chama de pátria, ou aquele que você escolheu por simpatia. Já havia comentado isso em post anterior quando o Brasil foi eliminado justamente pela Holanda.

A Espanha, enfim, acabou por me convencer, no jogo de hoje que fez por merecer. Chegou ali, lutou e conseguiu. Parabéns, Fúria! Dale España!

Um ícone da seleção espanhola, eu destaco Casillas. Não só pela atuação de hoje, na final, que foi uma muralha. Salvou bolas que eram praticamente gols feitos pela Holanda. O bravo goleiro resistiu, fechou o gol e viu, lá do outro lado do campo, o gol que declarou "Espanha, campeão da Copa do Mundo 2010". Eu voto para Casillas como o melhor jogador da Copa.

Agora começamos a corrida para Copa do Mundo 2014, no Brasil. Quem viver verá! :)

Comentários

Dani disse…
Oi, Tati!!!

Passando para visitinha básica da semana!

Futebol, futebol... A gente fica meio louco apaixonado por causa de time, né? Mas tem uma coisa que vc disse no seu texto, o lance do "fairplay" que acho que vale em todos os momentos da vida. Seja quem for nosso adversário (ás vezes, nós mesmos), o importante é jogar limpo - para ganhar, mas sabendo perder.

Bjs e boa semana,
Dani
http://www.danieomundo.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]