Au revoir, ciao, bye bye, tchau, adios...

A Copa do Mundo da África foi contra os melhores e mais pessimistas dos críticos de futebol. Eu sou uma delas, entrei nessa Copa pragmática, pois não acreditava que a seleção brasileira seria campeã. Em post anterior Copa do Mundo e a Seleção do "Bunda" analisei friamente o jogo da seleção na sua partida de estréia. Mesmo tendo vencido de 2 a 1 sobre a Coréia do Norte o Brasil estava longe do futebol que poderia apresentar, da melhor seleção do mundo. Ganhamos outros 2 jogos, empatamos outro e sucumbimos contra a Laranja Mecânica.

Quando o Brasil realmente encarou duas equipes de peso, Portugal e Holanda, ficou claro que não tínhamos equipe pra ser campeã, que seria muita sorte do Dunga se conseguisse. Contra Portugal foi um jogo de cumadres, apesar que Portugal ainda tentou ir pra cima do Brasil, mas não foi eficiente, assim ficamos em 0 a 0. A Holanda ia ser pedreira, o time vinha com gás, 100% na Copa, vitória em todos os jogos, sendo ofensivo sem deixar a defesa desguardada.

Desde o início eu apostei que o Brasil não chegaria à final, mas como boa brasileira: DESISTIR NUNCA!
Essa foi a primeira Copa que eu não estava 100% confiante, vibrando, apaixonada pela Seleção, acreditando que o sonho era possível. É triste perder, mas talvez seja um bom exercício também para a arrogância e falta de educação do Dunga.

Como esportista aprendi que um atleta nunca entra para perder, mas (in)felizmente alguém tem que ganhar e outro tem que perder.

Au revoir: A primeira grande zebra a voltar para casa foi a França sem ganhar nenhum jogo.
Ciao: A última campeã mundial Itália também deu adeus à Copa ainda na 1ª fase.
Bye bye: Depois foi a vez dos EUA e da Inglaterra sairem da Copa
Tchau: Portugal foi eliminada pela Espanha nas oitavas-de-final e ontem o Brasil deu adeus nas quartas-de-finais contra a Holanda por 2 a 1.
Adios: Enfim, foi chegada a hora dos hermanos argentinos darem adeus à Copa, de novo, nas quartas e contra a Alemanha. A quem se definiam superiores à seleção brasileira (ver post Por que os argentinos são superiores ao Brasil [por eles mesmos, claro]), a seleção argentina tecnicamente performaram melhor, mas paramos no mesmo lugar com a diferença que o Brasil é PENTA!!! :)


Em homenagem a todos os eliminados, mas claro aos eliminados de hoje é ainda mais especial. Rs...



Comentários

Unknown disse…
Tati... eu concordo com muito do que vc pensa sobre.. mas temos que destacar que no primeiro tempo o Brasil jogou um jogo de campeã... [rs]
Eu até entendo o jogo do Dunga, e chego a admirar sua tentativa de fazer uma seleção diferente... do meu olhar meio desconectado da seleção [eu não estou acompanhando o futebol a muiiiito tempo], me parece que faltava experiência.
tatizanon disse…
De fato, você tem razão: o Brasil jogou um primeiro tempo de campeã, mas o jogo são 90 minutos e uma equipe como a nossa deveria ser preparada para reagir em reveses.

Agora eu entendo um pouco o artigo dos argentinos sobre dez motivos pelos quais a seleção deles era superior à nossa (agora também não mais... rs). O item 8 falava de humildade, que o Brasil entra em campo já de salto alto acreditando que a partida está ganha porque são a melhor seleção do mundo.

Ontem via um programa esportivo em que um dos comentaristas falou bem isso que você disse: faltou experiência como técnico. Isso valeu não apenas para o Dunga, mas ao Maradona também. Jogadores que viraram técnicos das seleções de seus países sem ter tido qualquer experiência prévia.

Devia ser óbvio para o técnico que a seleção holandesa não ia simplesmente entregar o jogo no segundo tempo. É Copa do Mundo, acontece só a cada 4 anos. A seleção da Holanda foi muito superior à brasileira até então, acho que faltou um pouco de humildade sim à nossa seleção em perceber que a Holanda não entregaria o jogo. O Dunga ficou sem saber o que fazer, aturdido, olhando para um banco que não tinha opções para substituir ainda mais após a expulsão do Felipe Mello.

Um exemplo de garra e determinação foi o Paraguai que travou a Espanha no seu campo de jogo, perdeu um pênalti, levou um gol no fim do 2º tempo, mas lutou até o fim. Até a Argentina que após ter levado o primeiro gol contra a Alemanha seguiu lutando, indo pro ataque buscando os meios. A Argentina tentou e só vi se entregarem após o terceiro gol.

O Brasil não, se entregou quando levou o empate como se não acreditasse que a Holanda podia fazer aquilo com eles. Enfim, o Brasil não foi com uma seleção para ser campeã, o "destino" nos ajudou não pegando bons times desde a primeira fase, por isso chegamos até ali.

Para o bem ou para o mal (rs) Dunga não é mais o técnico, agora serão + 4 anos de ansiedade até 2014. Uma coisa que contará contra a seleção na preparação é que já está automaticamente na Copa, ou seja, não participará das Eliminatórias que é um preparo importante para sentir os demais times e etc. Quem viver verá... rs

Adoro sempre quando deixa seus comentários no blog!

Bjocas!! :)
tatizanon disse…
Noooooossa, minha resposta ficou praticamente um post novo. Hahahaha...

Aliás, você está torcendo agora para a Fúria? Acha que passa a Alemanha?

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]