Final das virgens: Holanda x Espanha

Como bem definiu minha amiga Fernanda, a final da Copa do Mundo 2010 será uma "final de virgens". Ambas as seleções brigaram em campo pela primeira vez ser campeã do mundo. A Holanda já bateu na trave por duas vezes; a Espanha nunca tinha chegado a uma final.

Ou seja, será um jogo de muita energia, pegada, de muita vontade! Para mim, a Holanda fez uma campanha muito melhor que a Espanha. Eu preferia ver a Alemanha na final e ver na final uma rivalidade histórica. Eu queria ver a Alemanha campeã, foi a seleção que desde o início da Copa eu estava apostando minhas fichas. Infelizmente a Espanha ganhou na semi por um golzinho, e nada mais.

A Espanha hoje é a referência dos melhores times de clube do mundo. Construiu uma estrutura no futebol que poucos países tem. Barcelona e Real Madrid são referências de uma boa gestão do futebol, investimento, marketing e desenvolvimento profissional. Porém, não acho que a seleção espanhola tenha feito uma Copa de um futebol convincente. Teve dificuldades até contra o Paraguai que poderíamos chamar de uma das zebras dessa Copa. Aliás, aqui eu faço minha reverência aos paraguaios que lutaram até o fim, fizeram um jogo como talvez nunca tenham feito em toda sua história futebolística.

Ok, o futebol holandês não é o mais bonito de ver, mas é o único time 100% nessa Copa. A única seleção que conseguiu fazer isso até hoje foi a seleção brasileira de 70 (não foi à toa que foi a campeã e trouxe para o Brasil o tricampeonato).


Sobre esse empate, uma descoberta da área da literatura: um poema de Leila Diniz chamado "Brigam Espanha e Holanda" que reproduzo abaixo. Qualquer semelhança é mera coincidência.
Brigam Espanha e Holanda
Pelos direitos do mar
O mar é das gaivotas
Que nele sabem voar
O mar é das gaivotas
E de quem sabe navegar.

Brigam Espanha e Holanda
Pelos direitos do mar
Brigam Espanha e Holanda
Porque não sabem que o mar
É de quem o sabe amar.
 [Do livro "Leila Diniz", Editora Brasilience, 1983.]



Comentários

MM disse…
Que a Holanda ganhe! É merecido por uma campanha 100%, por não ser a primeira vez que chega a uma final de copa e por ter sido uma seleção que busca aquilo que faz sentido em jogo de futebol: o gol! A Holanda vai pra cima, isso é indiscutível e é isso que os torcedores querem ver.
Bjs
tatizanon disse…
O jogo está beeeeem pegado e nem um tanto bonito! Ainda estou incrédula com o gol que o Robben acaba de perder. Se tivesse dado um toquinho por baixo da bola encubria o goleiro espanhol.

Não sei porque, mas estou com um feeling de que vai rolar prorrogação. O que acha?

Bjos!!
MM disse…
Com 40 minutos, os times devem começar a se guardar para a prorrogação. Um passe errado, um contra-ataque acaba com o jogo. Acho que só não vai pra prorrogação se rolar um gol de bola parada ou um erro gerando contra-ataque.
tatizanon disse…
Estou começando a achar que a Espanha até está merecendo levar essa Copa do Mundo!

O jogo já está ficando chato... 2º tempo da prorrogação, expulsão na Holanda... e nada!!

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]