Há 17 anos...

... Hollywood Rock. Um dos melhores eventos de rock e pop já realizados no Brasil. EU FUI!!
... Chacina da Candelária. 7 menores de rua são brutalmente assassinados na frente da Igreja da Candelária, no Rio, um dos símbolos turísticos da cidade. Um caso que chocou não só o Rio, mas o Brasil e o mundo. Um fato que ainda hoje está na memória dos brasileiros e não nos orgulha em nada.
... 1 ano sem Collor. Em 1992, num movimento inédito da história brasileira, um presidente eleito foi tirado do cargo pelo ato do impeachment.
... Bill Clinton toma posse nos Estados Unidos. Tive a oportunidade de ouvir de perto a habilidade desse ex-presidente americano numa Aula Magna na FAAP em 2002. Pouco mais de 300 alunos foram sorteados aleatoriamente na faculdade e eu fui um dos felizardos. Pude estar no mesmo auditório e ouvi-lo discursar sobre a nova ordem mundial e política externa. Como graduada em Relações Internacionais foi uma enorme honra poder estar ali presente. Na sua comitiva ainda estava a passeio, Anthony Hopkins.
... Primeiro atentado terrorista às Torres Gêmeas em NYC. Certamente não foi um ataque tão fatal e chocante como o marcante 11/09/2001, mesmo assim 6 mortos e dezenas de feridos.
... A moeda brasileira passa a ser Cruzeiro Real. O Brasil começa a caminhar para a estabilidade da moeda. Depois do Cruzeiro Real veio a URV e depois o Real que à 16 anos segue firme, hoje uma moeda forte, valorizada e que trouxe, junto com diversas políticas econômicas ao longo dos anos, estabilidade econômica, melhor distribuição de renda, aumento da classe média, inserção das classes D e E na economia...
... Michael Jackson é acusado de abuso sexual a um garoto de 13 anos. A vida de MJ sempre foi repleta de sucessos e escândalos. Sua habilidade musical e para a dança não precisam de comentários. O Rei do Pop é o Rei do Pop. Há um ano atrás Michael Jackson morreu de causas ainda discutíveis. As acusações de pedofilia nunca foram confirmadas e essa acusação especificamente, o garoto já adulto desmentiu aquilo que teria sido uma armação de seu pai.
... COI define Sydney (Austrália) como a sede dos Jogos Olímpicos de 2000. Minha primeira Olimpíada, ou melhor, Jogos Olímpicos, foram 4 anos após Sydney. Atenas 2004 foi a realização de dois grandes sonhos: conhecer a Grécia e estar num grande evento esportivo como esse. Foi a melhor viagem da minha vida. Conheci Santorini, fiz amizades que espero levar para toda a vida, me diverti muito... Ah, saudades da Grécia... Um dia eu voltarei!
... Entrada em vigor do Tratado de Maastrich, abre-se às portas para a formação da União Européia. Um sonho, uma realidade e algumas crises. Grécia, Portugal e outros países vem enfrentando uma crise econômica complicada: desemprego, dificuldades fiscais... Mas os ciclos econômicos prevêem altos e  baixos, faz parte e de alguma forma isso se superará.
... Ayrton Senna vence pela 2ª vez o GP do Brasil. Senna talvez tenha sido o maior herói brasileiro de todos os tempos. Tricampeão. Sua morte, em 1994, parou o país. Lembro que no colégio, fomos com faixas pretas amarradas no braço, fugimos do colégio para acompanhar o cortejo do Corpo dos Bombeiros pelo Ibirapuera até chegar na Assembléia Legislativa, onde seu corpo foi velado.
... Nelson Mandela, Nobel da Paz. Mandela, um símbolo da África, do fim do apartheid, da busca do respeito, do fim do preconceito: um símbolo da paz e da união. Casualmente 2010 é ano de Copa do Mundo, pela primeira vez acontecendo no continente africano, na África do Sul. Que a força de Mandela seja um exemplo para aqueles que ainda peleiam por essas terras mundanas.

Há 17 anos, no dia 30/06/1993....

... saí do Colégio da Companhia de Maria. Ainda lembro dos meus amigos indo até à porta do colégio se despedindo de mim. Parecia que nunca mais os veria novamente. Por anos trocamos cartas enormes (Lu e Layla são provas vivas disso... rs), o advento da internet, especialmente das redes sociais como Orkut e Facebook permitiu reencontrar quase toda aquela turma que deixou tantas histórias para lembrar.
... viajei para São Paulo, cidade que me acolheu e tornou-se minha segunda morada. Há 17 anos aqui vivo, construí laços de amizades sólidos, onde estudei, me formei e venho construindo minha vida. Só tenho a agradece! :)

Comentários

MM disse…
É.. eu nunca fui muito bom de história, mas é totalmente diferente quando você "vive" a história. Lembro de boa parte do que você comentou. Lembro de ter vivido alguns destes fatos, uns mais intensamente do que outros. Boas lembranças. Bjs
tatizanon disse…
Hei de ser sincera que eu não lembrei de tudo isso sozinha. Rs... Nada como a internet para ajudar um pouco, mas eu quis colocar fatos que eu também me recordava, assim eu poderia colocar justamente minha experiência, minha lembrança de tal fato há tantos e alguns anos atrás. Rs...

É engraçado que às vezes parece que faz tão pouco tempo que saí do Rio, às vezes parece algo tão distante... Interessante como o tempo é relativo, depende de que lado se olha.

Bjos! :)

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]