Qatar 2022, rumo à Copa do Mundo

O Qatar é os Emirados Árabes do futuro. Crescimento vertiginoso, investimento pesado em construção civil, petróleo, dinheiro, turismo.

Quando estive pela 1ª primeira vez nos Emirados, a trabalho em 2006, fiquei impressionada com a pujância do país. Um país relativamente jovem, composto mais por estrangeiros que locais, muitos indianos e filipinos. Especificamente Dubai é impressionante, um dos sete e mais ricos emirados dentro do país Emirados Árabes. Ciente da sua curta subsistência de petróleo, os visionários árabes começaram a investir na cidade para torná-la a porta de entrada para todo o Oriente Médio, com diversos incentivos fiscais e financeiros para tal, infra-estrutura aérea e portuária excepcionais, etc etc. O investimento veio também orientado ao turismo, outra grande fonte de renda, com hotéis de super luxo como o Burj Al Arab e outros empreendimentos como o Dubailand (em construção), Dubai Ski (a maior ou a segunda maior pista de ski indoor do mundo), entre tantos outros empreendimentos maiores do mundo.

Enfim, falar de Dubai é importante para falar do Qatar. Esse pequeno país do Oriente Médio viu nos Emirados, em Dubai, a oportunidade para também se tornar uma referência no cenário mundial. E vem fazendo muito bem sua lição de casa. Com 12 anos de antecedência, o Qatar já está preparando sua campanha de candidatura para a Copa do Mundo de 2022. Já o projeto de 5 estádios para a realização de tal evento. Difícil encontrar adjetivos para tamanha beleza, criatividade na concepção e organização. Um estádio é foi inspirado nos barcos que faz parte da história dos países árabes; o segundo estádio numa concha, as belas praias do Golfo Pérsico; o terceiro estádio representa a amizade e a confraternização entre os países que fazem parte dessa grande festa que pára o mundo de 4 em 4 anos, com fitas coloridas entrelaçadas com as cores que compõem as bandeiras; uma área multiuso com estádio para futebol, esportes aquáticos, shopping, escritórios inspirado num oásis no deserto; e, por fim, um quinto estádio inspirado no mundo multimídia de hoje: todo o entorno do estádi é feito de um gigante tela de alta definição com as imagens do jogo que estiver acontecendo lá dentro. S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!! O vídeo abaixo mostra tudo isso, um espetáculo.

Nada como ter seriedade naquilo que se propõe, quase igual no Brasil. :(





Comentários

Unknown disse…
#amazing #sensacional

Muito legal mesmo... [;)]

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]