Água - Manual de Etiqueta 2.0

Água: quase 20% da população do planeta (mais de 1 bilhão de pessoas) não tem acesso a água potável.

1. Vasos sanitários com caixa acoplada utilizam 6 litros de água por descarga, em vez dos mais de 20 litros das válvulas de parede convencionais. Modelos mais modernos trazem ainda um duplo botão para 3 e 6 litros, que podem ser acionados de acordo com a necessidade.
[Nota da Tati: uma iniciativa legal para colaborar com a economia de água potável é aderir à campanha Xixi no Banho, realizada pelo SOS Mata Atlântica].

2. Aquela água que sai da máquina depois da lavagem de roupas pode ser reaproveitada para lavar a área de serviço.

3. Você sabia que molhar jardins e plantas pela manhã ou ao entardecer evita perda de água pela evaporação? E que nos dias mais frios pode-se aguá-las dia sim, dia não, sem deixar que elas morram de sede?

4. Identificar vazamentos em casa não é tarefa difícil. Fechando as torneiras e interrompendo o consumo é possível observar se os indicadores do hidrômetro continuam girando. Se estiverem, você está desperdiçando dinheiro e água.

5. Uma boa saída para economizar água é fazer uso de aeradores, aquelas peneirinhas instaladas nas torneiras e até no chuveiro. Eles introduzem ar, o que proporciona uma sensação de maior vazão e um fluxo mais intenso, mas diminuem o consumo de água.

6. Assim como escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta, ensaboar a louça com água limpa escorrendo na pia é puro desperdício.

Vizinhança sustentável: medidores individuais incentivam a redução do consumo. Construir cisternas facilita a captação e o aproveitamento da água das chuvas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]