Reciclagem - Manual de Etiqueta 2.0

Reciclagem: um terço do lixo doméstico brasileiro é composto de embalagens que poderiam ser recicladas.

24. Poucos sabem, mas reciclar pneus é lei no Brasil. No país já existem muitas empresas recicladoras credenciadas para recolher pneus velhos. Com a borracha delessão produzidos asfalto, isolantes acústicos, enchimento para bancos de carro e pisos sintéticos. Até o aço encontrado em seu interior é reaproveitado.

25. Se o produto que você comprou tem esse símbolo na embalagem, ele é reciclável. Cabe a você encontrar uma forma de encaminhar essa embalagem para a reciclagem.

26. Na hora de jogar o lixo no lixo, amassar as embalagens recicláveis facilita o trabalho dos catadores e recicladores. Retirar o excesso de resíduos também ajuda bastante.

27. Fraldas descartáveis são produzidas com plásticos, géis, além de inúmeros outros produtos industrializados, e levam mais de 300 anos para se decompor no meio ambiente. Antes de aprender a usar o banheiro, uma criança utiliza milhares delas. Não é à toa que as fraldas descartáveis são o terceiro produto mais encontrado no lixo. O melhor é, ao menos, buscar moderação no consumo delas utilizando fraldas de pano quando o bebê estiver em casa.

28. A rua não foi feita para jogar lixo, nem mesmo pontas de cigarro. Resíduos despejados no chão vão parar nas bocas de lobo, podem entupir a rede de esgotos e causar enchentes. Se chegarem a córregos, rios e mananciais, poluem as águas.

29. Colocar os sacos de lixo na porta de casa apenas momentos antes de o caminhão de coleta passar evita que os dejetos se esparramem pela calçada durante o dia.

30. Recolher o côco do cachorro e depois largar o 'pacote' num canto da calçada não resolve o problema. O mais coerente é depositá-lo em uma lata de lixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]