Cidadania - Manual de Etiqueta 2.0

Cidadania: ser um cidadão é participar das decisões da sociedade em benefício de uma cidade melhor e de um país mais justo para todos.

13. Quem gosta da companhia de animais domésticos em casa pode optar pela adoção, em vez de gastar dinheiro na compra de um no pet shop, por exemplo. Essa atitude ajuda a tirar um cão ou um gato das ruas, evitando assim doenças como a raiva.

[Nota da Tati: para quem mora em São Paulo e tem interesse em adotar um cão ou gato pode procurar o Centro de Zoonoses que fica na zona norte da cidade ou também as lojas da Cobasi, que mantém centros de adoção de animais castrados, vacinados e vermifugados.]

14. Temos o direito e o dever de denunciar abusos contra o meio ambiente, como o despejo de lixo nos rios, os desmatamentos e os maus-tratos aos animais. Cobrar atitudes dos políticos faz parte da cidadania.

15. Levar o filho à escola a pé é saudável. Ele se habitua a andar e presta mais atenção ao lugar em que vive. Se não der, ofereça carona aos colegas dele.

16. Calçada ecológica é aquela onde o cimento não predomina, pois é pavimentada com grama, com espaço para flores e uma árvore. Ela deixa o visual da rua mais agradável, ajuda a absorver a água das chuvas e contribui para a qualidade de vida da cidade.

17. Deixar o carro na garagem pode ser mais confortável do que se imagina. Utilizando o transporte coletivo fora dos horários de pico fica fácil encontrar um lugar para se sentar e ler o jornal ou saborear um livro.

Vizinhança sustentável: estimular a construção de rampas para facilitar o acesso de quem tem dificuldades de locomoção é um ato de cidadania e de respeito às diferenças.

@twitter: @twicao e @twigato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]