Alguém disse que ia ser fácil?

Se alguém disse que ia ser fácil estava mentindo.

Quando eu fazia terapia, por muitas vezes foi-me dito que eu abria mão dos meus desejos e vontades, colocando as vontades dos outros na frente para agradar, para ajudar, para fazer o bem e ver um sorriso de um amigo, a gratidão de outrem. Ainda dizia que eu devia saber o que queria, quais eram meus desejos e aprender a dizer "não" mais vezes, buscando satisfazer minhas vontades. Também devia aprender a falar mais o que penso, deixar de bancar a "fortaleza" querendo abraçar as dores do mundo e colocar pra fora.

Alguns anos se passaram... entre voltas que o mundo dá...

- Voltei-me mais para mim e para as minhas vontades
- Aprendi a dizer mais "não"
- Investi em mim e naquilo que me dava prazer, inclusive às vezes passar fim de semana inteiro sem fazer absolutamente nada, somente ficando deitada no sofá vendo TV.
- Passei a falar o que penso, seguir meus valores e pagar o preço de ter opinião

Acredito ter sido sempre uma boa filha, neta, amiga.... Sempre tratei todos com educação. Tive uma excelente educação, dentro de casa e fora dela, estudando em boas escolas e faculdade, que me dariam a bagagem para ter uma profissão/carreira. Não era a primeira aluna da turma, mas sempre estive entre os melhores. Para mim, estudar não era uma obrigação, tinha prazer em estudar algumas disciplinas (eu odiava Física). Para quem não tem família para receber herança sempre acreditei que a educação era o caminho.

Há momentos que me pergunto se nos dias atuais é melhor estudar na escola das letras ou na escola da malandragem.

Se o mundo real for tão cruel assim eu prefiro viver na ilusão.
[por Jacqueline, personagem de Claudia Raia, novela Ti Ti Ti]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]