Dos livros que li recentemente

Dos livros que li recentemente encontrei muita coisa boa. Particularmente gosto de livros de ficção, romances policiais, suspense... Mas gosto de livros sobre história, arte, liderança.

O Macaco de Pedra (Jeffery Deaver): Deaver é um dos meus autores de livros policiais. Texto atual, simples, porém detalhista. Deaver me faz sentir-me dentro da história como se fosse sua detetive Amelia Sachs. Sim, a mesma de "O Colecionador de Ossos". Deaver é o autor dessa história que rendeu um excelente filme, o que é raro quando livros vão para a telinha. O livro é muito rico em detalhes e a série de investigação de Lincoln Rhyme e Amelia Sachs não parou em "O Colecionador..." e "O Macaco de Pedra". Já li também "A Cadeira Vazia" e "The Coffin Dancer". Todos muito bons! "O Macaco de Pedra" é uma ficção sobre a imigração ilegal de chineses nos EUA, recém-chegados à terra do Tio Sam e sendo perseguidos pelo Fantasma, um contrabandista de carne humana, impiedoso em exterminar aqueles que cruzaram seu caminho.

A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafón): o melhor livro que li em 2008. A história narrada em meados do século XX na linda e velha Barcelona mistura romance e suspense, e a magia dos livros que faz a gente ir além, viajar nos devaneios de outros, se sentir parte da narrativa. Carax, um autor esquecido, um livro "desaparecido", mas não seria um simples fracasso editorial.






O Jogo do Anjo (Carlos Ruiz Zafón): terminei de lê-lo faz 1 mês mais ou menos e fiquei tão presa à trama quanto "A Sombra do Vento". No carnaval viajei para o Chile, e no vôo de volta, nem durante o "almoço" consegui parar de lê-lo. Foram ininterruptas 4 horas de leitura. Zafón aproveita alguns cenários de seu antecessor para dar vida a mais uma trama que tem o livro como o objeto central e envolve suspense, mortes, pessoas "esquecidas" em algum lugar do passado. Diria que "O Jogo do Anjo" é tão (ou melhor) que o anterior. Vale a pena investir seu tempo!




O Guardião de Memórias (Kim Edwards): de todos os livros foi o que menos me empolgou e que também mais enrolei para terminar de ler. De fato, comprei-o em 2008, mas começei a ler e parei. Retomei em março e finalmente terminei. Seu enredo achei um pouco melancólico demais, um drama... uma família que foi se desmilinguindo ao longo dos anos por causa de uma mentira, uma filha que não morreu, mas dada como morta, foi criada por uma "estranha" e que no fim volta ao ceio de sua família para fechar um ciclo.




Um Best-Seller para Chamar de Meu (Marian Keyes): o mais divertido livro que li. Foi meu pedido de amigo secreto e valeu a pena. É o 3o livro de Marian que tive a oportunidade de ler. Os 2 primeiros foram Melancia e Sushi. Uma irlandesa, de humor irônico e sarcástico, que fala das neuroses fe
mininas de forma agradável e cômica. Em "Um Best-Seller..." ela conta a história de 3 mulheres Gemma, Jojo e Lilly. São histórias paralelas, mas por circunstâncias do "destino" se cruzam, ou melhor a história de uma impacta na vida da outra, mas sem necessariamente saberem que são afetadas pela outra. Histórias hilárias, exceto a de Lilly que, ao meu ver, é a melancólica e depressiva, mas tem que haver um contra-ponto até porque a vida não é só feita de pessoas "bem-resolvidas". Apesar que as 3 personagens tem os dramas de suas vidas, mas sempre narradas de uma forma divertida. Um livro para mulheres lerem, homens certamente não achariam a menor graça. Hehehe...

A Menina que Roubava Livros (Marcus Zusak): belo livro, um pouco denso, narrado durante a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha, holocausto... Guerra, alemães e judeus: vidas interligadas. Vidas narradas pela morte. Uma garotinha que encontra a morte em 3 momentos da sua vida, entregue pela mãe a uma família desconhecida. De novo o universo do livro a ser objeto de ligação de Lisa e aqueles ao seu redor, e o desenrolar de sua história.





Hoje começei a ler "Crepúsculo", de Stephenie Meyer. No meu estilo preferido e altamente recomendado pela crítica. Carol, que trabalha comigo, me emprestou o livro e estou vendo que vou "devorá-lo" rapidinho. Em poucas horas já foram 100 páginas sem parar (ok, pausa para uma água... rs).

Ainda não tenho muita massa crítica para falar de Crepúsculo, mas a história é envolvente, a recém-chegada Bella e seus encontros conflituosos com Edward. Qual o mistério dele? De onde vem seu poder que fascina Bella e a prende a ele? Em breve saberei...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: Shrek para sempre

Livro: A Boa Sorte [Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes]

O amor que eu sempre quis [Patrícia 'Ticcia' Antoniete]